O mais recente estudo sobre o mercado de soluções LMS, realizado mundialmente pelo Brandon Hall Group e divulgado em 2016, aponta que o nível de satisfação das organizações com suas plataformas LMS continua baixo.
A pesquisa contou com a participação de 283 organizações de diversos países, que classificaram como os seus provedores os atendem em diversos fatores, com impacto direto no nível de satisfação. Em primeiro lugar ficou a confiabilidade do sistema (70%), o que engloba questões de segurança e a consistência dos dados oferecidos.
Logo em seguida ficaram a capacidade de atender as necessidades da organização (64%) e a facilidade de uso pelo aluno (63%). Os fatores com menor grau de satisfação foram relatórios e estatísticas (54%), facilidade de integração com outros sistemas (52%) e o atendimento de necessidades futuras (51%).
Confira abaixo a lista completa:
Considerando um mercado global com potencial projetado em mais de 7 bilhões para 2018, é marcante identificar a percepção dos clientes de como seus fornecedores não estão preparados (ou talvez preocupados) para antecipar e atender demandas futuras (item com menor pontuação na pesquisa).
O estudo também mostrou que a maior parte das organizações (31%) não recomendaria o seu LMS atual para um colega. Somente 11% recomendaria sua plataforma atual. Quando foi perguntado sobre uma hipótese de renovar ou não o contrato com o seu provedor atual, somente 13% respondeu que o fariam com certeza.
Dentro dessa dimensão de análise das possíveis mudanças de plataforma, 38% afirmaram que estão planejando ativamente a troca do sistema atual e 20% afirmaram que não renovarão seu contrato vigente.
Para compreender melhor a motivação de uma organização para promover uma mudança desse tipo, o que gera novos investimentos, uma nova curva de aprendizagem e períodos de adaptação que podem ser turbulentos, a pesquisa procurou identificar os 5 principais fatores que criam esse desejo de mudança. São eles:
- Design ultrapassado.
- Dificuldade de uso.
- Desejo de usar uma plataforma na nuvem (e obter as suas vantagens).
- Falta de ferramentas para colaboração / aprendizagem social.
- Suporte técnico ineficaz.
Uma das conclusões do estudo é de que muitas organizações tem a percepção de que pagam muito por uma plataforma que é complicada para os seus usuários, ultrapassada em termos de funcionalidades e que não oferece relatórios ou estatísticas no nível desejado.
Vale a pena ressaltar que o mercado de plataformas LMS continua sendo extremamente dinâmico, sobretudo pelo impacto recente de novas estratégias de aprendizagem baseadas em redes sociais, mobile learning, gamification, uso intensivo de vídeos, etc. Esse é um dos grandes desafios de qualquer provedor: manter sua plataforma atualizada diante de inúmeras possibilidades e do surgimento de sistemas mais novos e melhor preparados para se adaptarem rapidamente às demandas de um mercado em constante evolução.
Referência: “LMS Trends to Watch in 2016 Infographic” – elearninginfographics.com
Equipe Clarity Solutions
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