EAD - Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS)

3 aplicações da Inteligência Artificial (IA) na gestão da EAD

  1. Geração de relatórios ágeis

Se pensarmos na realidade do uso da EaD no contexto das empresas, isso se torna extremamente válido. A agilidade na análise dos dados que servirão de base para relatórios orientadores de tomadas de decisões é elemento fundamental na existência produtiva das empresas.

Assim, os treinamentos também precisam acompanhar tal agilidade (por exemplo: prosseguir e evoluir com um treinamento ou corrigir os rumos, por não estar atingindo as expectativas). Isso não se aplica somente quando falamos em treinamentos internos (voltados para colaboradores) mas também nos casos de cursos e treinamentos sobre produtos e serviços para clientes, parceiros ou revendedores.

A Inteligência Artificial permite que um número incontável de dados seja analisado em tempo recorde, culminando em respostas extremamente rápidas e bastante confiáveis.

  1. Análise completa de dados

Como citamos anteriormente, a Inteligência Artificial possui a capacidade de avaliar velozmente uma imensa quantidade de dados. E mesmo que não seja para uma tomada autônoma de decisão imediata, pelo menos para auxiliar um profissional em sua orientação, com uma agilidade significativa. E vimos no item acima um exemplo disso.

Aqui não se trata somente da agilidade de busca e análise, mas também da quantidade elevada de dados envolvidos, bem como a sua variedade. Assim, a IA consegue mapear históricos, preferências, tendências, comportamentos, interações, padrões, dentre outros dados, que, além de eventualmente poderem passar despercebidos aos “olhos humanos”, não seriam analisados com a mesma velocidade.

Sugerimos, também, a leitura de nosso artigo: 5 benefícios do Learning Analytics para a Educação Corporativa – Clarity Solutions

  1. Identificação antecipada dos problemas

Antecipar-se aos problemas é um dos grandes desejos de todo gestor empresarial. Com a IA aplicada à EaD dentro das universidades corporativas, isso é possível. Por exemplo, imagine que seu produto ou serviço é entregue ao cliente, acompanhado de um treinamento de usos e benefícios. Porém, alguns clientes não realizam tal treinamento para uso do serviço que contrataram.

Isso pode culminar com um descontentamento do cliente, por não estar usando o serviço de forma adequada ou indicada. Teremos um desengajamento, que pode até culminar em uma chance elevada de cancelamento da compra efetuada.

A IA, nesse caso, tem o papel de gerar esse alerta para que a decisão adequada a respeito do problema possa ser tomada. Uma plataforma LMS, por exemplo, poderia gerar tal alerta de forma integrada a outros sistemas. Interessante, não?

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